A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) promoveu no dia 30 de agosto, em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse”, com o objetivo de criar um ambiente favorável de discussões no qual agentes governamentais, empresários e especialistas debatessem sobre experiências, desafios e oportunidades de crescimento do setor de cruzeiros no país.

O evento foi aberto pelo Presidente do Conselho da CLIA Brasil, Renê Hermann, que, ao lado do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, do Presidente da EMBRATUR, Vinícius Lummertz, do Diretor Geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, e do Presidente da CETUR, Alexandre Sampaio, falou sobre o cenário mundial de Cruzeiros Marítimos, que contabiliza um crescimento consolidado de 4% ao ano, nos últimos 10 anos. São esperados 25,8 milhões de passageiros, com mais de 470 navios em operação e um recorde de 77 encomendados, que estarão navegando até 2026.

Em seu discurso, Renê Hermann falou sobre os países em constante evolução no segmento, como a China, com 60 navios, a Austrália, com 36 embarcações, e destacou o Sul da Ásia, a África do Sul e os Emirados Árabes, contextualizando com a América do Sul, que representa apenas 2,5% dos navios. Esses dados discrepantes entre mercados foram o start para a criação do seminário: o cenário dos cruzeiros marítimos no Brasil.

Durante o evento, foram realizados sete painéis com temas como indústria de cruzeiros no mundo, regulação, infraestrutura portuária, terminais de passageiros, trabalho a bordo e destinos. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, entre outras autoridades e empresários.

Saiba mais a seguir.
Fotos: https://flic.kr/s/aHsm7DEbKM