A CLIA BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) apresentou, na tarde desta quinta-feira, os dados do setor de Cruzeiros Marítimos a Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

A apresentação de Marco Ferraz, presidente da CLIA BRASIL, ocorreu no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – Fornatur, para a apresentação dos novos destinos para Cruzeiros no Brasil, abrigado na terceira edição da WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo – evento que teve início na última quarta-feira, dia 22 e, até amanhã, dia 24 de abril, oferecerá aos expositores e visitantes uma série de oportunidades de negociações e estreitamento de relações com o trade de destinos do mundo inteiro.

Marco mostrou números do setor no mundo e a importância do mercado brasileiro. “Temos perdido espaço para outros países e esperamos que, ao mostrar os benefícios que os navios geram aos destinos, seja com movimentação financeira de turistas e tripulantes, seja com os empregos gerados e tantos outros incrementos, reforçaremos para cidades e estados o potencial fantástico que o Brasil tem de reverter esse quadro”.

Atualmente, mais de 22 milhões de pessoas viajam em Cruzeiros Marítimos pelo mundo todo, em navios de cruzeiros, travessias litorâneas e navios fluviais, e o número de brasileiros que procura roteiros fora do país é cada vez maior. E o trabalho do agente de viagens é fundamental para o segmento. De acordo com a CLIA internacional, 70% dos pacotes de Cruzeiros são vendidos pelos agentes e, somente aqui no Brasil, as armadoras de navios pagaram R$ 90 milhões em comissões na última temporada. Vale a pena mostrar os benefícios da viagem de navios para o turista que chega à agência em busca de roteiros domésticos ou internacionais.


Giro pelo Nordeste –
Em maio, a CLIA BRASIL visitará portos em algumas capitais do Nordeste brasileiro. A ação, que pretende avaliar a infraestrutura local, faz parte da ampliação do número de destinos que poderiam receber Cruzeiros Marítimos no país.


Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America, realizada em São Paulo, atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas.