Trabalhar em um navio é uma oportunidade única, desejada especialmente por jovens, a partir dos 21 anos, que buscam, entre outras coisas, o salário recompensador e a experiência que se adquire em conviver com passageiros e tripulantes de várias partes do mundo.

Em geral, para se conseguir um emprego em um Cruzeiro Marítimo, não é necessária experiência no ramo. O que se procura são profissionais com habilidade para exercer as funções oferecidas, que se adaptem à rotina de trabalho rapidamente e, principalmente, que tenham fluência na língua inglesa. Funções como os de camareira não exigem fluência total, porém a candidata precisa se comunicar razoavelmente na língua inglesa para não enfrentar maiores dificuldades durante sua rotina de trabalho. 

Em atividades em que há contato direto com os passageiros, falar inglês é essencial. E se o candidato tiver conhecimento de outros idiomas, as chances de conquistar a vaga são ainda maiores.

Outro importante motivo para que todos os membros da tripulação falem inglês é a questão da segurança. Se algo de errado acontecer a bordo, é imprescindível que todos saibam se comunicar e alertar imediatamente os passageiros em um momento de emergência.

As vagas disponibilizadas em um navio são as mais diversas. A maior procura é por pessoas que conheçam a rotina de tarefas nas funções de barman, garçom, auxiliar de cozinha, cozinheiro, camareira, artistas, professores de ginástica, recepcionistas e atendentes, havendo ainda oportunidades para funções que requerem conhecimentos específicos, como técnicos de som e luz, fotógrafos e cinegrafista, entre outros.

A idade também conta. É possível encontrar pessoas com mais de 40 anos trabalhando em um navio. No entanto, quando selecionam pessoas que vão trabalhar pela primeira vez, os recrutadores procuram pessoas entre 21 a 35 anos. Há uma resolução do Conselho Nacional de Imigração que obriga todo navio que viaje pelo Brasil a contratar um percentual mínimo de brasileiros em sua tripulação.