Maior navio da frota junto a seu gêmeo, o Costa Smeralda entrou em operação no final de 2019. Construído na Finlândia, é o primeiro navio da frota da Costa Crociere desenvolvido com base no projeto XL da Carnival Corporation. Assim, partilha similaridades com outros sete navios, de três diferentes marcas da empresa.

Projetado como uma homenagem a Itália, conta com interiores inspirados pelo país europeu e traz áreas públicas consideradas de última geração. Entre suas características, está a grande quantidade de espaços menores, de múltiplo uso. Também conta com um deck de piscina coberto, um átrio-teatro central, parque aquático e ampla seleção de restaurantes.

Outra característica do navio é seu foco na sustentabilidade. Assim como seu gêmeo Costa Toscana, tem propulsão a diesel e também a GNL, o gás natural liquefeito – que é combustível fóssil mais limpo do mundo. Quando disponível, o gás combustível pode substituir o diesel, diminuindo significantemente as emissões do navio. Além disso, traz sistemas de tratamento de resíduos avançados e outras tecnologias ambientais de ponta.

Após dois anos navegando exclusivamente na Europa, o Costa Smeralda tem sua estréia no Brasil marcada para o final de 2021. Assumindo também o posto de maior navio a operar na América do Sul na história, o Smeralda realizará cruzeiros de uma semana entre Santos, Ilhéus e Salvador durante toda a temporada 2021/2022.

Costa Smeralda

  • Inauguração: 2019
  • Capacidade: 6.730 hóspedes
  • Comprimento: 337 metros
  • Largura: 42 metros
  • Bandeira: Itália
  • Tonelagem: 185.010 toneladas brutas