Encravada entre a serra e o mar, Ubatuba é um dos mais espetaculares e bem preservados destinos do Litoral Norte de São Paulo. E serão necessárias muitas viagens para conhecer as mais de cem praias que recheiam o cenário recortado desse pedacinho da Serra do Mar. Ubatuba encanta com praias ainda desertas e de natureza quase intocada, muitas com acesso fácil e outras com lindas trilhas em meio à Mata Atlântica.

Ubatuba é capaz de agradar a todos os turistas, tanto os que preferem se isolar em uma faixa de areia praticamente exclusiva quanto os que não abrem mão de um bom quiosque com música, comida e bebida sempre gelada à mão. Ser um destino para todos é o que há de melhor em Ubatuba. E temos a certeza de que Ubatuba também é para você.

O que fazer em Ubatuba

Botar o pé na areia e simplesmente curtir sem pressa as praias de Ubatuba é o que grande parte dos turistas busca na região. Ubatuba, entretanto, oferece diversas maneiras de curtir as mais de cem praias da cidade, com atividades que vão de mergulhos em trilhas subaquáticas a passeios de lancha por ilhas paradisíacas, como a Ilha das Couves e a Ilha do Prumirim. Sem falar do surfe e outros esportes ligados ao mar, que ganham em Ubatuba dimensões fantásticas em meio à cultura caiçara.

Uma das melhores atividades para quem está em Ubatuba são as trilhas que levam a algumas das praias mais bonitas da Costa Verde. Vale começar os passeios em Ubatuba pela Trilha das Sete Praias, que passa por paraísos como a Praia da Fortaleza, Praia do Cedro do Sul, Praia Deserto e Praia Grande do Bonete. Ótima pedida também é a Trilha da Praia das Sete Fontes, além da Trilha da Praia Brava do Camburi, que leva a uma das praias mais escondidas e desertas de Ubatuba.

Fora do mar, vale ainda curtir o delicioso centro de Ubatuba, com diversos restaurantes e lojinhas para curtir depois do dia de praia. No Centro de Ubatuba será possível ainda conhecer o Projeto TAMAR de Ubatuba, que rende um bom passeio em dias de chuva.

Praias de Ubatuba

Destinos como a Praia do Félix, Praia de Itamambuca, Ilha Anchieta, Praia Domingas Dias, Praia do Lázaro, Praia da Sununga e Praia de Santa Rita são mesmo imperdíveis. Vale, entretanto, conferir também alguns cantinhos ainda pouco explorados em Ubatuba, como a Praia Brava do Camburi, a Praia do Português, a Praia do Cedro do Sul e as praias acessíveis por trilha.

O importante, ao viajar rumo ao Litoral Norte de SP, é aproveitar ao máximo as praias de Ubatuba. Não é preciso tentar conhecer mais de cem praias em uma mesma viagem, sendo assim, prepare-se para voltar em breve. As praias de Ubatuba merecem bem mais que apenas uma viagem.

Tempo em Ubatuba e quando ir

O caminho sinuoso que leva a Ubatuba segue por dentro da serra e já dá um gostinho da dimensão da beleza da região. Percorrer esse trecho da Rio-Santos ajuda também a entender o motivo de Ubatuba ter, constantemente, uma nuvem pairando no ar. Uma nuvem que, por muitas vezes, se transforma em indesejadas gotas que caem do céu. Sim… Não vamos negar. Ubatuba é desses destinos de praia onde os viajantes constantemente precisam conferir a previsão do tempo.

Se a promessa do clima em Ubatuba for de sol a pico, prepare-se para correr e aproveitar. Se o tempo não ajudar, também não há com o que se preocupar. Quem está acostumado a Ubatuba não deixa de curtir a praia por conta de uma chuvinha qualquer. Entre na onda (com ou sem prancha) e relaxa diante do mar ou em um bom banho de cachoeira.

O verão em Ubatuba marca os meses mais quentes e chuvosos em Ubatuba, com temperaturas máximas de até 30ºC e índices pluviométricos que variam de 350 mm a 320 mm entre dezembro e março. A vantagem do verão é que o mar costuma ser mais calmo, quente e límpido, o que ajuda a deixar a paisagem mais bonita.

Já o inverno em Ubatuba é marcado por meses com menor índice pluviométrico, sendo 90 mm de chuva em junho, 104 mm em julho e 80 mm em agosto. A temporada mais seca também é a mais fria, com temperaturas que variam entre 13ºC e 25ºC. Nesse período, o mar costuma estar mais agitado, menos transparente, com temperaturas mais baixas e ondas maiores.

Para ficar no meio termo do clima em Ubatuba, vale investir nos meses entre o verão e o inverno, que aliam temperaturas amenas e chuvas menos frequentes.

Meses mais quentes – dezembro, janeiro, fevereiro e março;
Meses mais frios – junho, julho e agosto;
Meses mais chuvosos – dezembro, janeiro, fevereiro e março;
Meses menos chuvosos – junho, julho e agosto.

Ubatuba é um dos roteiros do Litoral Norte de São Paulo que mais atrai turistas nos feriados prolongados e períodos de férias. Faça chuva ou faça sol, a região estará preparada para receber visitantes. A boa notícia é que, com tantas praias e um litoral tão extenso, não será difícil encontrar uma porção de areia tranquila para para relaxar, mesmo em dias muito disputados.

Em contrapartida, o trânsito em Ubatuba pode se tornar bastante caótico na alta temporada, especialmente para quem estiver hospedado em uma ponta da cidade, mas quiser curtir a praia no outro extremo. Atravessar mais de 80 km de estradas pode não ser tarefa fácil durante o Carnaval ou Semana Santa, por exemplo.

Em dias comuns, especialmente durante os dias de semana, será um prazer pular de praia em praia pela Rio-Santos. A experiência de viajar por Ubatuba irá variar muito a depender a época da viagem, por isso é importante se organizar para escolher as praias que você gostaria de visitar, a melhor localização para a hospedagem e como se locomover por lá.

Pousadas em Ubatuba

Escolher uma pousada em Ubatuba pode não ser uma tarefa simples. A região é bem grande e, a depender da data, o trânsito para circular entre as praias pode ser pesado. Sabendo disso, prefira ficar próximo às praias que pretende visitar, especialmente se for um feriado e você não tiver muitos dias em Ubatuba.

A região central de Ubatuba tem a maior concentração de pousadas e hotéis da cidade. A Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro são as melhores localizações para estar perto dos restaurantes, comércios e vida noturna de Ubatuba, além do charmoso Centro Histórico da cidade. A desvantagem é estar hospedado em praias que não são tão bonitas e boas para banho.

Se o seu foco é uma deliciosa pousada à beira-mar, vale procurar as praias ao sul de Ubatuba, que contam com melhor infraestrutura. Já as praias ao norte, apesar de lindas, têm pouca oferta de hospedagem, restaurantes e serviços, o que pode ser um problema, especialmente à noite. Confira em detalhes nossas dicas de como escolher as pousadas em Ubatuba e as melhores regiões para hospedagem.

Site – Prefeitura Municipal de Ubatuba – Portal do Poder Executivo
Instagram – UBATUBA | SP | BRASIL (@ubatuba)