Punta del Este é um balneário luxuoso do Uruguai, queridinha de argentinos e brasileiros. Concentra festas e badalações e, ao mesmo tempo, um clima hippie-chic. Tem excelente gastronomia e pontos turísticos e culturais como a Casapueblo do artista Carlos Paez Vilaró. Alguns nomeiam Punta como a “Mônaco da América do Sul”.
Punta del Este significa “Ponta do Leste” – nome que faz jus a sua localização no mapa já que está situada na extremidade oriental do Uruguai. O centro de Punta del Este fica em uma ponta (Península) que marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata (a baía). Ou seja, em Punta del Este você pode escolher o seu tipo de praia: mar com ondas (lado do oceano) e praia com águas tranquilas (Rio da Prata). E são tantas praias lindas que no verão fica difícil saber para onde ir. Por isso temos até um post no Café Viagem sobre o assunto” praias em Punta del Este” para ajudar você a escolher o seu lugar ao sol.
Como chegar em Punta del Este
Punta del Este está situada no litoral do distrito de Maldonado no Uruguai, por volta de 120 km de distância de Montevidéu. Possui mais de 30 km de extensão com várias praias paradisíacas.
Grande parte dos gaúchos vai de carro ou ônibus leito a Punta del Este (por volta de 740km). Já viajantes de outros estados brasileiros chegam de avião por Montevidéu. Chegando de avião, é possível pegar um ônibus que sai do Aeroporto ou alugar um carro (retirando no aeroporto) e seguir rumo ao balneário.
Durante a alta temporada do verão, companhias aéreas como Azul, LATAM e Gol oferecem voos exclusivos a partir de POA, SP e Florianópolis para Montevidéu. A Gol já anunciou que terá voos para Punta del Este a partir de Porto Alegre na alta temporada de verão 2019/2020.
Guia Puntal del Este – quando ir
Punta del Este está no auge da badalação entre o Natal e Carnaval, período em que todos os restaurantes e atrações estão funcionando a mil. Os preços chegam à alturas durante o ano novo, certamente período mais caro de Punta. Fevereiro é um mês mais tranquilo, perfeito para visitar sem as aglomerações dos turistas do ano novo. Outra data concorrida é a da Semana do Turismo do Uruguai (Páscoa – entre março e abril). A semana é famosa no país por ser um período em que os uruguaios recebem incentivo para tirar férias.
Fora de temporada, Punta del Este também poder ser uma delícia. Mas aviso: nem todo o comércio e restaurantes estão abertos (principalmente durante a semana). E ainda: no inverno pode fazer muito frio. O clima é muito semelhante ao do sul do Brasil. Nesse período de baixa temporada, as principais programações são: -visitar pontos turísticos da Península (Los Dedos, Porto, Centro),
- caminhar pela orla da Praia Mansa,
- conhecer o Museu da Casapueblo,
- admirar as baleias durante o inverno no Mirante de Punta Ballena
- e curtir a gastronomia e vinícolas próximas (Éden, Alto de la Ballena, Bodega Garzón).
Onde ficar em Punta del Este
A Península de Punta del Este é o local mais procurado para se hospedar pois está perto do agito principal. E ainda: próximo a restaurantes que abrem durante todo o ano, lojas, Porto e das praias mais frequentadas. Contudo, há inúmeras opções de acomodações em outras regiões.
Site – Punta del Este Uruguai turismo compras hoteis dicas clima pontos turisticos real estate Hospedagem aluguel
Instagram – Punta del Este • Uruguay (@puntadelesteinternacional)