Cabo Frio fica localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. A cidade é um grande centro turístico com vasta rede hoteleira, boa gastronomia e praias paradisíacas, que atraem turistas de diversas partes do país e do mundo.
Mais do que boas praias, Cabo Frio proporciona aos visitantes experiências únicas como o ecoturismo, com as trilhas ecológicas, que proporcionam aos trilheiros o contato direto com a natureza. Por ser a sexta cidade mais antiga do Brasil, o município cabo-friense também oferece o turismo histórico, cultural e religioso, proporcionando ao visitante conhecer locais de grande valor para a história do país.
O turista pode ainda fazer passeios de barco ou mergulhar no mar azul, de águas cristalinas.
PRAIA DO FORTE
A Praia do Forte, com 7,5 quilômetros de extensão, é a principal e mais conhecida de Cabo Frio. É nela que fica localizado o Forte de São Matheus, erguido no século XVII. Famosa pela areia fina e branca, o que deixa o mar ainda mais azul. A praia tem total estrutura para atender a todos os banhistas, que ficam encantados quando chegam a este cenário paradisíaco.
PRAIA DO PERÓ
Outra praia de extrema importância e beleza é a do Peró, que dá o nome ao bairro onde ela fica localizada. Com extensão de 7km, é o point ideal para surfistas em razão das ótimas ondas, mas também há trechos onde o mar é bem tranquilo e perfeito para curtir com as crianças.
Em 2018 a praia conquistou o selo internacional Bandeira Azul, premiação que atesta a qualidade da areia, água, além da facilidade de acesso, mobilidade e segurança.
PRAIA DAS CONCHAS
Ao lado da Praia do Peró, separada apenas pelo Morro do Vigia, a Praia das Conchas possui 600 metros de extensão em formato de uma concha. Possui piscinas naturais formadas entre as rochas e destaca-se pela água cristalina, perfeita para a prática de mergulho. Do alto do costão rochoso, do lado direito, é possível ter uma vista ímpar da junção das Praias das Conchas e do Peró, onde a silhueta forma um coração.
ILHA DO JAPONÊS
A Ilha do Japonês é um paraíso ecológico dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, com águas calmas e rasas, ideal para relaxar. É uma ilha artificial e foi criada para facilitar o escoamento do pescado na região. No entorno encontram-se a Caverna dos Escravos, Praia Brava, Mirante do Papagaio, Farol da Lajinha e Praia Fofa, acessados por trilhas para caminhadas ecológicas, preferencialmente sob orientação de Guias de Turismo especializados ou por Condutores Ambientais.
TRILHAS ECOLÓGICAS
TRILHA FAROL DA LAJINHA
A trilha que leva até o Farol da Lajinha inicia-se no totem que está localizado 100m antes dos restaurantes e da Ilha do Japonês, no Parque Municipal da Boca da Barra. O totem possui um QR Code com informações sobre o Parque e seus atrativos. A trilha está indicada por setas da cor azul e placas contendo a quilometragem ao longo do percurso. Apesar de curta, é acidentada e de nível intermediário, apresentando trechos de altimetria elevada com subida íngreme. O percurso passa por áreas de manguezais, flora e fauna nativas com ocorrência de espécies endêmicas como o cacto cabeça-branca (Pilosocereus ulei) e o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), pelo canal que conecta a Lagoa de Araruama ao mar e áreas de costão rochoso.
No caminho, um dos atrativos é o Mirante Natural da Boca da Barra (indicado pela cor verde). Desde o Mirante pode-se contemplar a Praia Brava, as Ilhas de Cabo Frio, Arraial do Cabo, toda a extensão da Praia do Forte, a Ilha do Japonês, e os principais atrativos turísticos do município de Cabo Frio, indicados por um QR Code instalado no local.
O Farol da Lajinha foi inaugurado pela Marinha do Brasil, em 1913, e é na verdade um Farolete com capacidade de alcance de até 9 milhas náuticas de visibilidade. Do alto do Farolete pode-se observar uma diversificada avifauna e animais marinhos em rota de migração.
TRILHA MORRO DO VIGIA
A trilha interpretativa do Morro do Vigia, apesar de curta, é considerada de nível moderado, pois apresenta trechos com desníveis em pedra e áreas de penhasco. O percurso é sinalizado com setas da cor amarela e inclui 4 QR Codes que contêm informações históricas, culturais e ambientais. O Morro do Vigia oferece uma belíssima vista panorâmica de toda a extensão da Praia do Peró e da Praia das Conchas, sendo ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias.
O Morro, conhecido em documentos antigos como Morro do Vigia dos Ingleses, serviu mesmo como ponto de vigia, local utilizado pelos corsários ingleses para vigiar o horizonte marinho a fim de se antecipar a chegada dos navios portugueses.
O nome também está associado à pesca artesanal praticada com canoas e redes, na qual o vigia da pesca fica no alto do morro vigiando o cardume e orientando os pescadores no mar quanto ao lançamento da rede, a direção do cardume e espécies.
FORTE SÃO MATHEUS
Construção histórica portuguesa do século XVII, o Forte São Matheus cumpria um objetivo militar, defendendo a cidade de invasões francesas e holandesas e assegurando a extração de recursos naturais como pau-brasil para os portugueses. Foi construído em pedra e argamassa, utilizando cal e óleo de baleia. É tombado pelo IPHAN e compõe, com a Praia do Forte, um dos mais belos cartões postais do litoral brasileiro.
CASA DE CULTURA JOSÉ DE DOME – CHARITAS
A Charitas foi construída pela irmandade Santa Izabel, no século XIX, no ano de 1837, para ser uma Casa de Caridade e abrigar crianças abandonadas. O prédio já serviu como asilo e base da primeira Artilharia de Dorso do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, abriga o Museu José de Dome e possui exposições fixas e itinerantes, além de programações culturais.
POLO GASTRONÔMICO DA PASSAGEM
Área de povoação portuguesa mais antiga de Cabo Frio e o único núcleo urbano entre 1616 e 1660. Sua denominação provém do porto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias que atravessavam o Canal do Itajuru no período imperial. Na praça encontra-se a Igreja de São Benedito, construída em 1761 para abrigar os escravos que se associavam em irmandades. Atualmente, o bairro bucólico se transformou num dos principais points gastronômicos da cidade, com charmosos restaurantes.
CONVENTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS – MUSEU DE ARTE RELIGIOSA E TRADICIONAL
Concluído em 1696, ali os Franciscanos sediaram a Ordem Terceira da Penitência. Atualmente abriga o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, administrado pelo IBRAM. Possui programação diversificada com exposições itinerantes, saraus e manifestações de cultura popular, além do rico acervo religioso em arte barroca.
RUA DOS BIQUINIS
Situado no bairro de Gamboa, a Rua dos Biquínis destaca-se como grande polo da moda praia na América Latina e é parada obrigatória para quem pretende curtir alguns dias de lazer na bela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. São quase 100 metros onde estão reunidas grifes de diversos portes, responsáveis por fabricar cerca de 5 milhões de peças por ano. O Shopping Gamboa oferece mais de 150 lojas especializadas em moda praia e acessórios.
ESPAÇO CULTURAL DO SURFE
Maior espaço do gênero que retrata a história do surfe no Brasil. O acervo, reunido pelo saudoso Telmo Moraes (1952 – 1918), possui mais de 800 pranchas de vários modelos, quilhas de diferentes épocas, roupas de borracha, parafina e troféus, entre tantos outros objetos da cultura praiana.
Site – https://cabofrio.rj.gov.br/