Sem categoria Toggle

Concais promove ações de prevenção e orientação sobre o Coronavírus

Com a finalidade de tranquilizar os passageiros em termos de prevenção, segurança e contaminação do vírus, o CONCAIS tomou uma iniciativa importante e positiva.

Juntamente às orientações da Anvisa, o Concais contratou um médico infectologista, Dr. Juvêncio José Duailibe Furtado para a orientação aos funcionários e todos que trabalham diretamente com o público no Terminal.

Na área da limpeza está sendo utilizado um desinfectante hospitalar autorizado pela ANVISA  para higienização constante das superfícies altas, como:  balcões, mesas, cadeiras, longarinas, corrimões, unifilas e maçanetas. A limpeza dos banheiros foi intensificada. Vale lembrar que a legislação da Anvisa já prevê utilização de EPIs adequados para essa função.

Seguindo as recomendações da Anvisa, os funcionários do Terminal de cruzeiros de Santos já estão utilizando máscaras cirúrgicas. No armazém de bagagem, a cada 20 minutos, as luvas dos colaboradores serão limpas com cloro, bem como as alças das malas de viagem.

Para reforçar a orientação, nos salões serão veiculados anúncios sonoros em quatro idiomas e folhetos explicativos serão distribuídos. Além disso, álcool em gel foi disponibilizado nos acessos da tripulação, dos passageiros em trânsito, embarque e desembarque e, salas das autoridades e administrativa do Concais.

 

PALESTRA CORONAVÍRUS

Dentro das ações de iniciativa propostas pelo CONCAIS, no próximo dia 07 de fevereiro, um ciclo de palestras será ministrado pelo Dr. Juvêncio José Duailibe Furtado para os colaboradores, terceirizados, armadores , autoridades que trabalham no terminal, como Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil e Guarda Portuária, ou seja, todos que lidam com o público diretamente.

O evento será no Terminal, das 8h30 às 13h30, com ações preventivas e orientação. O ciclo de palestras terá duração aproximada de 20 minutos e, na sequência, será aberta para perguntas. “O que estamos fazendo visa deixar as pessoas que utilizam o Terminal tranquilas, quanto aos procedimentos de limpeza, desinfecção e higienização dos ambientes e mobiliário. A ideia de trazer um infectologista como o Dr. Juvêncio é de tirar dúvidas e também orientações de medidas mais efetivas, como a limpeza dos locais com grande fluxo de pessoas, que é o caso do Terminal”, destaca Sueli Martinez, Diretora de Operações do CONCAIS.

“Todos os locais de grande movimentação devem ter medidas e orientação das regras de higienização. O CONCAIS se antecipou e já está tomando as medidas efetivas. Outro fator importante é levar a informação correta e discutir os riscos de contaminação, que é o que será abordado na palestra”, comenta Dr. Juvêncio.

  1. JUVÊNCIO JOSÉ DUAILIBE FURTADO

Atualmente é Professor de Infectologia da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Saúde ABC-SP (CEUS-ABC), Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do CEUS-ABC, Chefe do Departamento de Clínica Médica I do CEUS-ABC, Chefe do Departamento de Infectologia do Hospital Heliópolis-SP e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (2008-2010).

Possui experiência docente e em pesquisa clínica, tendo como áreas principais HIV/Aids, hepatites virais, imunizações e antimicrobianos. Experiência em administração hospitalar com ênfase em sistemas de saúde onde trabalhou em consultoria por mais de dez anos.

Atua na coordenação de programas de residência médica, área em que acumula experiência significativa, tendo participado por dois anos da Comissão Nacional de Residência Médica no Ministério da Educação.

Comments are closed.