Sem categoria Toggle

CLIA Global e Dubrovnik, na Croácia, firmam parceria para preservação da cidade

Nesta semana, a CLIA Global (Cruise Lines Internacional Association) e Dubrovnik, cidade mais visitada da Croácia, assinaram um acordo de trabalho conjunto de gestão responsável, para preservar e proteger o patrimônio cultural da cidade, além de estabelecer o destino como um modelo de turismo sustentável na região do Adriático.

O Memorando de Entendimento (MOU) assinado pela CEO da CLIA, Kelly Craighead, e pelo Prefeito de Dubrovnik, Mato Franković, trata de investimento, colaboração e melhores práticas para gestão de longo prazo em benefício dos residentes e visitantes.

Ações imediatas previstas no acordo:

 

  • Envolver os principais interessados, incluindo a comunidade local e as organizações internacionais, através da criação de um grupo de trabalho;
  • Trabalhar em um roteiro para a cidade baseado em critérios de turismo sustentável da ONU;
  • Comunicar e implementar a política de atracação de navios de cruzeiro já desenvolvida em 2020;
  • E, desenvolver uma campanha de educação para os turistas chamada “respeito à cidade”.

“O acordo de hoje valida o trabalho que já fizemos com o prefeito Franković e formaliza o compromisso contínuo da indústria de cruzeiros com a cidade de Dubrovnik e seu povo”, disse Craighead. “A assinatura do MOU hoje é um passo importante no desenvolvimento de práticas inovadoras na gestão do turismo sustentável com o prefeito Franković e a cidade de Dubrovnik. Estamos ansiosos para compartilhar planos de ação e nosso progresso enquanto trabalhamos em conjunto com a cidade e outros parceiros de turismo para apoiar o turismo responsável nesta grande cidade”.

Comentando a iniciativa, o prefeito Mato Franković declarou: “Desenvolvemos um relacionamento aberto e confiável com a CLIA e seus membros nos últimos dois anos. Este compromisso é apenas o começo de uma abordagem conjunta sistemática, integrada e participativa que terá como alvo algumas das questões mais importantes do turismo a nível local e global”.

Ele também enfatizou a importância do projeto “Respeito à Cidade” de Dubrovnik, cujas medidas contribuem grandemente para alcançar o objetivo, juntamente com as medidas acordadas com a CLIA, e concluiu: “Dubrovnik é, antes de tudo, nosso lar. Queremos receber os hóspedes e compartilhar nossa casa incrível de uma forma que protege e preserva. Esperamos que este acordo pioneiro de cooperação mostre o caminho para todas as partes interessadas, incluindo outros destinos, trabalharem juntos para tornar nosso turismo e nossas comunidades mais sustentáveis, e nossa população local e nossos convidados mais satisfeitos”.

O acordo foi elogiado por especialistas como Randy Durband, CEO da Global Sustainable Tourism Council (GSTC), “O turismo é mais bem gerenciado quando as autoridades públicas engajam todas as partes interessadas na comunidade de forma significativa no planejamento de destinos. O GSTC aplaude a cidade de Dubrovnik e a CLIA por criar mecanismos colaborativos para gerenciar melhor a experiência de residentes e visitantes em Dubrovnik, aplicando o padrão do GSTC para o gerenciamento responsável de destinos. Parcerias público-privadas como essa são essenciais para garantir os compromissos e recursos necessários para a administração do destino”.

 

Sobre a CLIA                                                                                                                                                          

A Cruise Lines International Association (CLIA) é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros com 15 escritórios em todo o mundo, com representação na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente de cruzeiro seguro e saudável para os mais de 28 milhões de passageiros que viajam anualmente, além de gerar valor, conveniência e acessibilidade na experiência de viagens em cruzeiros.

Os membros da entidade são compostos pelas mais prestigiadas armadoras de cruzeiros marítimos e fluviais do mundo; uma comunidade de agentes de viagem altamente treinada e certificada; e fornecedores e parceiros do setor, incluindo portos, destinos e fabricantes de navios, serviços comerciais. Todos comprometidos com o sucesso dos mercados.

 

Informações à Imprensa

Agência Guanabara

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br

Taís Santos – tais@agenciaguanabara.com.br

 

Comments are closed.