releases Toggle

CLIA ABREMAR BRASIL VISITOU PORTO DE MACEIÓ NA MANHÃ DE HOJE (14)

Na manhã desta quinta-feira (14), a CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) realizou a quarta visita de seu giro pelo Nordeste brasileiro, no Porto de Maceió, na capital alagoana.

Em sua apresentação, Marco Ferraz, presidente da Associação, mostrou o cenário de oportunidades que o mercado de cruzeiros marítimos oferece às cidades destino, além de destacar a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que mais recebe navios no mundo (35%).

Com a finalidade de colher dados dos destinos e enviá-los para a CLIA (Cruise Lines International – associação internacional do setor), as visitas pretendem ampliar a opção de roteiros de cruzeiros marítimos no país. “Nosso objetivo é trazer navios para o Nordeste, visto a quantidade de dias de sol que temos aqui, para escalas teste. Depois, algumas paradas, avançando para a permanência dos cruzeiros durante meses e, quem sabe, ampliar para 365 dias do ano”, contou Marco.

Para Roberto Leoni, Administrador Substituto do Porto de Maceió, há uma grande expectativa em aumentar, significativamente, a presença dos navios na cidade. “Precisamos mudar a atitude amadora com que trabalhamos os Cruzeiros Marítimos nos últimos anos e trabalhar, com todo nosso imenso potencial, pela vinda de turistas para o Estado de Alagoas, também, por essa via”, ressaltou.

Segundo Marcia Leite, Coordenadora do GET de Infraestrura da CLIA Brasil, os portos devem investir na dragagem, infraestrutura de berços e defensas, além de tantas outras, para que a operação se consolide, mas também na infraestrutura terrestre, como o receptivo e o transporte de passageiros.

A Administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, reiterou a importância da presença dos Cruzeiros Marítimos para o Turismo Nordestino, e colocou o porto à disposição das armadoras de navios. “Temos oportunidade de dar uma boa receptvidade ao turista e estou otimista que o governo atual olhará mais de perto para o Porto de Maceió e para o turista que chega de navio aqui. Estamos arrumando a casa, melhorando as defensas, reforçando a estrutura do cais, aguardando o andamento da licitação da dragagem, e cuidando da segurança dos passageiros, tanto na questão do receptivo, quanto no entorno do porto”, concluiu.

O Secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, reforçou a importância desse segmento para Maceió, e o amadurecimento dessa questão num destino turístico já tão tradicional.

 Amanhã, 15 de maio, sexta-feira, a CLIA Brasil finaliza o giro pelo Nordeste no Porto de Salvador, na Bahia.

Comments are closed.