releases Toggle

CLIA ABREMAR BRASIL VISITOU A CIDADE DE SALVADOR NA MANHÃ DE HOJE (15)

Na manhã desta sexta-feira (15), a CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) finalizou o seu giro pelos portos do Nordeste brasileiro visitando a cidade de Salvador, na Bahia.

Em sua apresentação, Marco Ferraz, presidente da Associação, mostrou o cenário de oportunidades que o mercado de cruzeiros marítimos oferece às cidades destino, além de destacar a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que mais recebe navios no mundo (35%).

Com a finalidade de colher dados dos destinos e enviá-los para a CLIA (Cruise Lines International – associação internacional do setor), as visitas pretendem ampliar a opção de roteiros de cruzeiros marítimos no país. “Nosso objetivo é trazer navios para o Nordeste, visto a quantidade de dias de sol que temos aqui, para escalas teste. Depois, algumas paradas, avançando para a permanência dos cruzeiros durante meses e, quem sabe, ampliar para 365 dias do ano”, contou Marco.

Segundo Marcia Leite, Coordenadora do GET de Infraestrura da CLIA Brasil, o Nordeste tem um potencial imenso. “No que depender dos esforços da CLIA Abremar Brasil o Nordeste, com infraestrutura adequada e custos atrativos será, para o setor dos Cruzeiros Marítimos, o novo Caribe”, contou Marcia.

Para o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, o abatimento de impostos requer uma contrapartida por parte das armadoras, a exemplo do que ocorre com a isenção de PIS/COFINS das empresas aéreas para combustíveis. O Secretário completou dizendo que “se o passageiro for bem recebido e a cidade estiver estruturada, esse turista volta ao destino. Os cruzeiros são uma vitrine, uma amostra grátis para nós e todas as localidades que têm a possibilidade de receber os navios”.

Pedro Costa, Presidente do Conselho Municipal do Carnaval e Diretor da Alameda Turismo, lembrou aos presentes que três paradas de navios por semana levariam cerca de 10 mil passageiros ao destino, o que significa o mesmo que cem aviões ocupados com cem passageiros a cada sete dias.

A CLIA Brasil visitou nesta semana as cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA). Em breve, a Associação pretende visitar novas cidades da região.

Comments are closed.