releases Toggle

CLIA ABREMAR BRASIL ESTEVE NO PORTO DO RECIFE (PE) NA MANHÃ DE HOJE (13)

Na manhã desta quarta-feira, 13, a CLIA Abremar Brasil realizou a terceira visita de seu giro pelo Nordeste brasileiro, no Porto do Recife, na capital pernambucana.

Em sua apresentação, Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, mostrou o cenário de oportunidades que o mercado de cruzeiros marítimos oferece às cidades destino, além de destacar a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que mais recebe navios no mundo (35%).

Com a finalidade de colher dados dos destinos e enviá-los para a CLIA (Cruise Lines International Association – associação internacional do setor), as visitas pretendem ampliar a opção de roteiros de cruzeiros marítimos no país. “Nosso objetivo é trazer os navios para o Nordeste, visto a quantidade de dias de sol que temos aqui, para escalas teste. Depois, algumas paradas, avançando para a permanência dos cruzeiros durante meses e, quem sabe, ampliar para 365 dias do ano”, contou Marco.

Para Luiz Eduardo Antunes, presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), “a relação é de ganha-ganha: ganham o Estado e as cidades, com incremento da economia e propaganda da região, ganha o porto, ganham os práticos, as armadoras e, principalmente, os turistas, que passam a conhecer as maravilhas de Pernambuco”.

De acordo com a Diretora de Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da Secretaria de Portos da Presidência da República, Rita de Cássia Vandanezi Munk, também é importante que os terminais sejam sustentáveis. “Esses equipamentos precisam de outras atividades além do receptivo dos cruzeiros marítimos, como a realização de eventos e a presença de restaurantes e comércio”, afirmou.

O presidente do Porto do Recife, Olavo de Andrade Lima, aproveitou para agradecer a equipe que trabalha no terminal de passageiros. “O porto opera o terminal com equipe própria, que vai além de suas obrigções de cargo, e trabalha com o coração, ajudando incondicionalmente quando há presença de navios por aqui”, parabenizou.

PORTO DE SUAPE – PERNAMBUCO

Na parte da tarde, a CLIA Brasil visitou o Porto de Suape, localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, a apenas 40 Km da capital e a menos de 20 Km de Porto de Galinhas, paraíso turístico pernambucano.

Recepcionados por Silvio Leimig, Coordenador de Relações Institucionais do Porto de Suape, Marco Ferraz e Marcia Leite, Coordenadora do GET de Infraestrura da CLIA Brasil, tiveram a oportunidade de conhecer o Porto projetado para operar cargas, que conta com quinze berços de atracação. O plano é expandir para 21 berços.

“Com uma costa tão vasta e exuberante, o Brasil não pode perder a oportunidade de oferecer o turismo de Cruzeiros Marítimos a seus inúmeros destinos. E saber que há um porto com essa estrutura ao lado de Recife e de Porto de Galinhas é uma ótima notícia para o setor”, contou Marco.

Amanhã, 14, a CLIA Abremar Brasil visita o Porto de Maceió, no Estado de Alagoas.

Comments are closed.