releases Toggle

445 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros marítimos pelo mundo em 2017

A Cruise Lines International Association (CLIA-Global) divulgou um relatório que analisa o perfil de cruzeiristas brasileiros em todo o mundo, o qual destaca que 445 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros em 2017. Apesar do número ser 4,2% menor, quando comparado a 2016, a análise é de que o setor navegou em linha com a reação da economia nacional. “Seguindo o crescimento econômico do Brasil, tivemos um primeiro trimestre de 2017 um pouco abaixo do esperado em relação a 2016. Porém, a partir do segundo trimestre, com a economia brasileira também avançando, registramos um aumento que se repetiu no terceiro e no quarto trimestres”, ressalta Marco Ferraz, presidente da CLIA-Brasil (escritório brasileiro da CLIA Global). Especificamente no quarto trimestre os números mostraram um resultado expressivo com aumento de 79%. “Apesar da redução de 4,2% não deixar de mostrar um cenário ruim, o crescimento expressivo do quarto trimestre nos proporciona uma grande expectativa para 2018”, conclui Ferraz.

Outra análise apontada pelo relatório aponta para os destinos mais procurados pelos brasileiros em 2017. No ano passado, 105 mil viajantes saíram do país a bordo de um cruzeiro para o Caribe (aumento de 4,4% em relação a 2016), observando também uma procura relevante por cruzeiristas brasileiros no Mediterrâneo, Países Bálticos, Ilhas Canárias e norte europeu, indicando um interesse de 39 mil turistas brasileiros por estas regiões.

O estudo mostra ainda uma mudança no comportamento do brasileiro em busca de novos destinos de cruzeiros, onde, pela primeira vez, no período 2016 e 2017, foi percebida uma procura pelo Alaska e pela África do Sul, com 4 mil cruzeiristas.

Sobre a CLIA BRASIL

A CLIA BRASIL é a voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros.

Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens.

Comments are closed.